Início -----o----- Galeria -----o----- Dúvidas -----o----- Regimento

....

Regimento

Regimento interno do Dojo

O- Dojo é um espaço de aprendizado, exercício e diversão. Respeito não é opcional. Todos os estudantes devem se respeitar sem causar atritos pessoais e ouvir as recomendações de seus veteranos sem causar discórdia. Caso haja problemas entre pessoas isso deve ser resolvido privadamente entre os discordantes caso não seja possível deve ser levado aos responsáveis pelo dojo. Caso haja dúvida quanto a alguma recomendação feita pelos sempai durante o treino isso pode e deve se conversado ao final do treino.



- Etiqueta correta deve ser sempre demonstrada através de um tratamento amigável e respeitoso em relação ao sensei (quando presentes), sempais (alunos veteranos) ou qualquer outro membro. Termos pejorativos como insultos, xingamentos, alfinetadas etc assim como qualquer outro tipo de agressão física ou verbal não serão toleradas e estão sujeitas a exclusão.



- Os ambientes virtuais do grupo (celular, e-mail, redes sociais) devem ser considerados como extensão do espaço do dojo. Embora sejam ambientes informais e descontraídos o respeito deve ser mantido assim como no dojo.



- Treinos só podem ser conduzidos por sensei, sempais ou na ausência destes, alunos apontados pelos responsáveis. Treinos extras são permitidos e incentivados contanto que sejam previamente avisados aos demais membros e autorizados pelos responsáveis do dojo e do templo.



- Se apresente para a prática pelo menos 10 minutos antes do inicio do treino. Isso garante que haverá tempo suficiente para realizar a limpeza e trocar de roupa sem que os outros tenham que ficar lhe esperando.



- Equipamentos devem ser mantidos sempre limpos e em bom estado pois isso representa o dojo. Aos novos alunos é permitido empréstimo de materiais do dojo sem nenhuma cobrança. Após alguns meses é esperado que cada um adquira seus equipamentos e deixe os equipamentos do dojo para outros alunos.
- Mensalidades devem ser mantidas em dia. Participação de eventos, viagens e campeonatos são financiados com dinheiros das mensalidades. Logo, não estar em dia com as mensalidades significa que seus colegas estão pagando por suas vantagens.



- Dojo é um lugar de respeito, para seus colegas e para si mesmo. Ao entrar e sair de um treino faça a reverência (rei). Comprimente colegas e instrutores com alegria, respeito e educação. A shinai é uma espada e como tal deve ser tratada de maneira apropriada não como um bastão, bengala ou porrete assim como restante dos equipamentos não são fantasias.



10 REGRAS DO DOJO


一 Reigi: Ao entrar e sair do dojo sempre faça um reverência.



二 Ao entrar no dojo retire os sapatos e atente qualquer outro vestuário inapropriado.



三 Uma vez no dojo mantenha uma atitude respeitosa e uma postura correta.



四 Mantenha-se discreto. Não fale alto, não grite, ria alto, bata palmas etc durante a prática.



五 Comer no interior do dojo não é permitido durante o tempo de treino.



六 Consumo de alcool ou qualquer outra substância intoxicante não será tolerada durante a prática assim como se apresentar aos treinos alterado por estas substâncias estando sujeito a exclusão caso seja reincidente.



七 Manejo da espada (shinai) e da armadura (bogu) também são partes do treino. Devem ser manejados com respeito e cuidado.



八 Interior do dojo deve ser mantido sempre limpo e organizado. Todos, sem exceção, devem participar da limpeza do dojo.



九 Evite fazer comparações com outras artes marciais ou outras escolas. Oque lhe é ensinado deve ser seguido assim como os sensei ensinam sem adaptações ou ͞atalhos͟.



十 Tomem cuidado com comportamentos como temperamento explosivo, egoísmo, arrogância etc mantenha uma atitude positiva, humilde e serena durante o treino.



Estatuto do Dojo


Leia nosso estatuto do dojo AQUI .